Linguagem Audiovisual

Linguagem Audiovisual

A linguagem audiovisual é composta por outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem específica.

A leitura dessa linguagem pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção.

É importante lembrar que toda informação é produzida por uma ou mais pessoas. Cada uma dessas pessoas imprime na mensagem o seu modo de ver o mundo, seus valores e convicções.

'O cinema é a matriz da linguagem audiovisual. E a linguagem audiovisual é a linguagem do mundo contemporâneo. Ela se estendeu a todos os campos da vida social: está na ciência, no lazer, nas artes. É fundamental para o exercício político - porque é através dela que se exerce o poder político e as escolhas políticas. É essencial para a soberania das nações e em casos de guerra.

O audiovisual invadiu nossa vida. Só que sua matriz cultural é o cinema, que durante 100 anos de existência armazenou um acervo de imagens e de pensamentos sobre essas imagens e sobre o mundo. A linguagem cinematográfica exprimiu o humano a um nível semelhante ao do exercício de outras artes, assim como ao nível da filosofia.

No mundo contemporâneo, embora a linguagem audiovisual seja a mais extensiva da sociedade, ela é muito pouco conhecida e estudada. Costumo dizer que vivemos um analfabetismo audiovisual. As pessoas pensam que compreendem o que vêem, apenas porque sabem ver. Mas, para entender, é preciso ter um pouco de base cultural.

A televisão comercial, como é feita hoje, não oferece




Linguagem Audiovisual
Algumas dicas


A


AÇÃO - Termo usado para descrever a função do movimento que acontece frente à câmara.

AÇÃO DIRETA - Roteiro que obedece à ordem cronológica.

AÇÃO DRAMÁTICA - Somatório da vontade do personagem, da decisão e da mudança
.
ADAPTAÇÃO - Passagem de uma história de uma linguagem para outra. Assim, um conto
pode ser adaptado para ser filmado como um longa-metragem ou um seriado para televisão
.
ÂNGULO ALTO - Enquadramento da imagem com a câmara focalizando a pessoa ou o objecto
de cima para baixo.

ÂNGULO BAIXO - Enquadramento da imagem com a câmara focalizando a pessoa ou o objecto de baixo para cima.

ÂNGULO PLANO - Ângulo que apresenta as pessoas ou objectos filmados num plano horizontal em relação à posição da câmara.

ANTECIPAÇÃO - A capacidade que tem a plateia de antecipar uma situação. Criação de uma expectativa
.
ANTIPATIA - Reacção ao personagem.

ARGUMENTO - Percurso da acção, resumo contendo as principais indicações da história, localização, personagens. Defesa do desenrolar da história. Tratando-se
de telenovela, chama-se sinopse. Não confundir com story-line que é o resumo resumido.

ÁUDIO - A porção sonora de um filme ou programa de tv.
C
CÂMARA OBJETIVA - Posicionamento da câmara quando ela permite a filmagem de uma cena do ponto de vista de um público imaginário.

CÂMARA SUBJETIVA - Câmara que funciona como se fosse o olhar do actor. A câmara é tratada como "participante da acção", ou seja, a pessoa que está sendo filmada olha directamente para a lente e a câmara representa o ponto de vista de uma outra personagem participando dessa mesma cena.

CAPA - Folha do roteiro que contém o título, nome do autor, etc.

CENA - Unidade dramática do roteiro, secção contínua de acção, dentro de uma mesma localização. Sequência dramática com unidade de lugar e tempo, que pode ser "coberta" de vários ângulos no momento da filmagem. Cada um desses ângulos pode ser chamado de plano ou tomada.

CENA MASTER - É a filmagem em um único plano de toda a acção contínua dentro do cenário. A cena master dá ao Director a garantia dele ter "coberto" toda a acção numa só tomada.

CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO - Pistas, indícios do que está para acontecer, pequenas revelações do encaminhamento da acção.

CENOGRAFIA - Arte e técnica de criar, desenhar e supervisionar a construção dos cenários de um filme.

CHICOTE - Câmara corre lateralmente durante a filmagem de uma determinada cena, deslocando rapidamente a imagem.

CLAQUETE - Quadro usado para marcar cenas e tomadas e cujo som, na montagem, serve como ponto para sincronização de som e imagem.

CLICHÊ -. Uso repetitivo e enfadonho de diálogos e soluções cénicas em qualquer tipo de produção artística.

CLÍMAX - Ponto culminante da acção dramática.

"CLOSE-UP" - Plano que enfatiza um detalhe. Primeiro plano ou plano de pormenor. Tomando a figura humana como base, este plano enquadra apenas os ombros e a cabeça de um actor, tornando bastante nítidas suas expressões faciais.

COMPILAÇÃO - Tipo de montagem onde a imagem do filme passa a ser uma "ilustração" da narração.

COMPOSIÇÃO - Características psicológicas, físicas e sociais que formam um personagem (composição da imagem/tipologia).

CONFLITO - Embate de forças e personagens, através do qual a acção se desenvolve.

CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA - Realização de uma estrutura dramática.

CONTINUIDADE - Sequência lógica que deve haver entre as diversas cenas, sem a qual o filme torna-se apenas uma série de imagens, com pulos de eixo, acção e tempo. Há diversos tipos de continuidade: de tempo, de espaço, direccional dinâmica, direccional estática, etc.

CONTRACAMPO - Tomada efectuada com a câmara na direcção oposta à posição da tomada anterior.

CONTRASTE - Criação de diferenças explícitas na iluminação de objectos ou áreas.

CORTE - Passagem directa de uma cena para outra dentro do filme.

CORTE DE CONTINUIDADE - Corte no meio de uma cena, retomando logo a seguir a mesma cena em outro tempo.

CRÉDITOS - Qualquer título ou reconhecimento à contribuição de pessoas ao filme. Relação de pessoas físicas e jurídicas que participam da - ou contribuem para a - realização de um produto audiovisual. Geralmente, é mostrada no final da produção.

CRISE DRAMÁTICA - Ponto de grande intensidade e mudanças da acção dramática.

CURVA DRAMÁTICA - Variação da intensidade dramática em relação ao tempo.

CUT-AWAY CLOSE-UP - Este conceito só tem significado dentro do contexto da montagem. É uma tomada em close-up de uma acção secundária que está desenvolvendo-se simultaneamente em outro lugar, mas que tem uma relação directa com a acção principal. O cut-away close-up deve ser montado entre duas tomadas da acção principal.

CUT-IN CLOSE-UP - Como o item acima, este conceito só tem significado no contexto da montagem. É uma tomada em close-up de uma parte importante da ação principal, e que deve ser montada entre duas tomadas normais dessa acção.
D
DECUPAGEM - Planificação do filme definida pelo director, incluindo todas as cenas, posições de câmara, lentes a serem usadas, movimentação de actores,
Diálogos e duração de cada cena.

DESFOCAR - Câmara muda o foco de um objecto para outro.

DIÁLOGO - Corpo de comunicação do roteiro. Discurso entre personagens.

DISSOLVE - Imagem se dissolve até o branco ou se funde com a outra
.
DIVISÃO DO QUADRO - Registro fotográfico de duas ou mais imagens distintas em um mesmo fotograma.

DOLLY - Veículo que transporta a câmara e o operador, para facilitar a movimentação durante as tomadas.

"DOLLY BACK" - Câmara se afasta do objecto. Travelling ou grua de afastamento.

"DOLLY IN" - Câmara se aproxima do objecto. Travelling ou grua de aproximação.

"DOLLY OUT" - Câmara recua, abandona a cena.

"DOLLY SHOT" - Movimento de câmara que se caracteriza por se aproximar e se afastar do objectivo, e também por movimentos verticais.

DUBLAGEM - Inclusão de diálogo, narração, canto, etc. sobre a imagem filmada anteriormente.
E

EIXO DE AÇÃO - Linha imaginária traçada exactamente no mesmo itinerário de um actor, de um veículo ou de um animal em movimento. É também a linha imaginária que interliga os olhares de duas ou mais pessoas paradas em cena.

ELENCO - Conjunto de pessoas (actores, actrizes, figurantes) seleccionados para uma produção, que representam as personagens e fazem a figuração de um filme.

ELIPSE - Passagem muito rápida de tempo.

EMISSOR - Quem transmite a mensagem no processo de comunicação.